Plano de Corte – Tudo que você precisa saber!

Seja você um marceneiro profissional ou hobbysta, o plano de corte deve fazer parte da sua rotina, afinal de contas, ele é indispensável!

Mas o que é Plano de Corte?
É como se fosse um projeto, um desenho, que é criado para apontar todas as partes do móvel em questão que será construído. No plano de corte é detalhado os diferentes materiais e espessuras, considerando até mesmo as perdas de espessura de serra e as características da máquina e operação. Ou seja, nele deve conter todas as informações para se realizar a montagem do móvel.

Para quê ele serve?
Ele é utilizado para garantir um aproveitamento da chapa usada na criação do móvel, indicando também a sequência de cortes que serão utilizados para retirar as peças. E quando necessário, ele garante o desenho do veio da madeira.

Como deve ser utilizado?
Hoje já é possível contar com diversos programas que criam o desenho para você, mas ele vai depender muito das empresas de corte, pois elas vão escolher o sistema mais apropriado para a máquina e para o processo. O ideal mesmo é sempre fazer um estudo rápido, até mesmo no papel, para entender o plano, a quantidade de material e de sobras.

Como definir o plano de corte?
Com as informações de altura, largura, espessura, e tipo de madeira,  o responsável providenciará o desenho no programa com o qual trabalha e te entregará tudo pronto.
Um ponto importante é saber se o seu fornecedor trabalha com medidas em milímetros ou centímetro.

Essa foi nossa dica de hoje! Fique ligado em nossas redes sociais, sempre divulgaremos matérias interessantes sobre o universo da marcenaria aqui no nosso blog!

 

 

Traducir »
Scroll Up